Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara solicita a implantação do serviço "Atende+"

Câmara solicita a implantação do serviço "Atende+"

Publicado em Terça, 28 de Junho de 2022, 15h16 | Voltar à página anterior

Na sessão ordinária desta terça-feira (21), o parlamento municipal aprovou a Indicação nº 285/2022, requisitando ao Poder Executivo que contrate e implante em Parauapebas o serviço “Atende+”, que realiza o transporte público de pessoas com deficiência física, transtorno do espectro autista, surdez ou cegueira.

O pedido, de autoria do vereador Léo Márcio (Pros), tem o objetivo de proporcionar a mobilidade e a inclusão dessas pessoas. Conforme explicou Léo Márcio, o “Atende+” foi implantado inicialmente em São Paulo, sendo um serviço de transporte porta a porta, gratuito, destinado às pessoas com mobilidade e acessibilidade reduzida que possuíam dificuldades para adotar os transportes convencionais, dado o grande fluxo de passageiros.

Vereador Léo Márcio

A intenção é que a prefeitura contrate veículos específicos, do tipo ‘vans’, para realizar o atendimento em três modalidades, sendo o atendimento regular, para transporte com programação de viagens fixas e regulares, com frequência semanal aos usuários cadastrados. O atendimento eventual, para transporte com viagens esporádicas única e exclusivamente para consultas médicas como avaliações, consultas, exames e tratamentos de saúde semanal aos usuários cadastrados e o atendimento a eventos nos finais de semana e feriados, com transporte realizado para promover a interação social, cultural e esportiva para um grupo de pessoas ligadas a instituição cadastrada.

“Minha intenção com a implantação do “Atende+” é promover melhorias no transporte público para os cidadãos com deficiência física ou mobilidade altamente reduzida, com autismo ou com surdo-cegueira, já que a rápida contratação e implantação deste serviço vai proporcionar mobilidade e qualidade de vida para essas pessoas”, finalizou o legislador.

Diante da relevância do pedido, a Indicação nº 285/2022 foi aprovada em unanimidade pelos demais parlamentares e será enviada ao Poder Executivo para que seja implementada, caso haja disponibilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2022)