Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Melhorias em UBSs, centro de referência, curso de primeiros-socorros e ampliação de atendimento são solicitados por vereadores

Publicado em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 08h23 | Voltar à página anterior

Os vereadores de Parauapebas apresentaram seis indicações com demandas relacionadas à saúde na sessão ordinária de terça-feira (22), solicitando ações desde ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) até ampliação de atendimento para mulheres e crianças.

Centro de Referência para Mulheres
Por meio da Indicação nº 337/2023, o vereador Joel do Sindicato (PDT) pediu a criação de Centros de Referência para Mulheres em todos os bairros ou unidades de saúde.

Segundo o parlamentar, a proposta tem o objetivo de “oferecer um espaço seguro e acolhedor para as mulheres da nossa comunidade, fornecendo apoio integral às questões relacionadas à saúde, bem-estar e enfrentamento de situações de violência de gênero".

“Essa iniciativa busca proporcionar uma abordagem abrangente, integrando serviços de saúde, orientação jurídica, psicológica e social, além de promover atividades educativas e de capacitação”, destacou.

Joel do Sindicato - PDT

Melhorias em UBSs
O vereador Anderson Moratorio (PDT) apresentou a Indicação nº 338/2023 pedindo a construção de um estacionamento ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Liberdade I.

“Atualmente os veículos que frequentam a UBS ficam estacionados em locais inapropriados, sendo inclusive, multados por diversas vezes. Entretanto, com a implantação do estacionamento vai facilitar o acesso dos veículos a UBS, bem como possibilitará ao cidadão estacionar com mais segurança”, argumentou.

Anderson Moratorio - PDT

Já a Indicação nº 344/2023, apresentada por Leandro do Chiquito (Pros), pediu, em caráter urgência, a reforma da UBS do Bairro Jardim Canadá, que foi desativada após um incêndio. “Os moradores necessitam se deslocar para outras UBSs e encontram dificuldades no atendimento, o que tem ocasionado transtornos, bem como, como consequência de alta demanda, o prejuízo reflete na sobrecarga dos atendimentos das UBS dos bairros vizinhos, prejudicando também a população local”, justificou.

Leandro do Chiquito - Pros

Melhorias para crianças
A Indicação nº 342/2023, apresentada por Francisco Eloecio (Republicanos), pediu que seja incluído o curso de primeiros socorros e prevenção de acidentes durante o acompanhamento pré-natal, e o reforço dessas informações nas UBSs e nas consultas de acompanhamento da criança recém-nascida.

Segundo o vereador, “ao capacitar a gestante com conhecimentos em primeiros socorros estará preparando-a para lidar com possíveis acidentes domésticos ou situações de emergência que envolvam a mãe e o bebê. “Isso pode fazer a diferença em situações críticas, proporcionando respostas rápidas e adequadas até a chegada de assistência médica”.

Francisco Eloecio - Republicanos

O parlamentar ainda apresentou a Indicação nº 343/2023, que trata da necessidade de médicos pediatras e médico neuropediatra para atuarem no Centro Especializado de Reabilitação (CER), visando atender a saúde pública básica das crianças e adolescentes.

Segundo o vereador, “a disponibilização de médicos pediatras e neuropediatra será um passo fundamental para suprir essa demanda e garantir que as crianças e adolescentes recebam o atendimento adequado e qualificado que merecem”.

Entrega gratuita de medicamentos
Por fim, a Indicação nº 346/2023, apresentada por Leandro do Chiquito (Pros), pediu a criação do Programa de Entrega Domiciliar Gratuita de Medicamentos de Uso Contínuo às pessoas com deficiência e idosas.

Para o vereador, a iniciativa vai “aliviar o sofrimento das pessoas idosas e com dificuldade de locomoção”.

As indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para a prefeitura do município.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023