Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Eliene Soares e Raianny Rodrigues pedem apoio do governo do Estado para ações em Parauapebas

Publicado em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 17h21 | Voltar à página anterior

Melhorias na Delegacia da Mulher, investimentos e implantação de atendimento psicológico para mulheres foram algumas solicitações feitas pelas vereadoras Eliene Soares (MDB) e Raianny Rodrigues (Pros) em proposições apresentadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (29).

Delegacia da Mulher
Por meio da Indicação nº 259/2023, Raianny Rodrigues sugeriu ao Poder Executivo Municipal que faça parceria com o governo do Estado do Pará, para que seja realizada uma melhoria substancial no prédio da Delegacia da Mulher (DEAM) de Parauapebas.

A parlamentar destacou que o local “desempenha um papel fundamental na promoção da segurança e proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade”. “No entanto, para que a DEAM possa cumprir a sua missão, é essencial que as suas condições físicas sejam adequadas. O prédio deve oferecer um ambiente seguro, acolhedor e funcional para as delegadas que trabalham nesse espaço, bem como para as mulheres que buscam ajuda”, destacou.

Raianny Rodrigues - Pros

Ampliação do IML
Em seguida, Raianny Rodrigues apresentou também o Requerimento nº 46/2023, no qual solicita a Mesa Diretora da Câmara Municipal que encaminhe ofício ao prefeito Darci Lermen, para que acione o governo estadual, sobre a implantação do IML (Instituto Médico Legal) e atendimento psicológico, dentro do prédio da DEAM, para facilitar o atendimento da mulher vítima de violência, como também outros crimes cometidos contra a mulher e crianças.

“A crescente incidência de crimes de violência, particularmente contra mulheres e crianças, é motivo de preocupação para todos nós. Reconheço que as autoridades municipais têm empreendido esforços consideráveis para combater essa situação, mas acredito que podemos fazer ainda mais para oferecer suporte às vítimas e promover a justiça”, destacou a vereadora.

Mais recursos para Parauapebas
A vereadora Eliene Soares apresentou a Indicação nº 350/2023, propondo que a prefeitura de Parauapebas abra uma mesa de diálogo permanente com o governo do Estado do Pará para ampliar e buscar novos investimentos com recursos do tesouro estadual.

Em sua justificativa, a parlamentar lembrou que “por décadas, Parauapebas ajudou o Estado do Pará nas áreas de educação, saúde e infraestrutura”. “Precisamos de parceria do governo do Estado com nosso município para que ele se torne mais presente, para garantir a manutenção da UEPA (Universidade Estadual do Pará); para regionalizarmos o HGP (Hospital Regional de Parauapebas); para construção de mais escolas de ensino médio; para duplicação e manutenção da PA-275”, relatou.

Eliene Soares - MDB

Aprovação
As proposições foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares presentes na sessão. As indicações foram enviadas para o prefeito Darci Lermen e o requerimento para o presidente da Mesa Diretora, vereador Rafael Ribeiro (MDB).

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023