Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Aprovada a criação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar

Aprovada a criação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar

Publicado em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 17h05 | Voltar à página anterior

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Lei nº 194/2023, de autoria do prefeito Darci Lermen, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, bem como os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, de acordo com as normas federais e estaduais, todos com o propósito de garantir o direito humano à alimentação adequada.

Projeto foi aprovado em sessão extraordinária realizada terça-feira (5).

De acordo com a proposição, a segurança alimentar e nutricional sustentável consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Inclui a realização do direito de todas as pessoas terem acesso à orientação que contribua para o enfrentamento ao sobrepeso, a obesidade, contaminação de alimentos e mais doenças consequentes da alimentação inadequada.

Entre as medidas previstas para a promoção da segurança alimentar e nutricional sustentável estão a ampliação das condições de oferta acessível de alimentos, por meio do incremento de produção, em especial na agricultura tradicional e familiar, alcançando também a geração de emprego e a redistribuição da renda, como fatores de ascensão social; a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos naturais; bem como a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos consumidos pela população.

Objetivos
“Em suma, visa-se estabelecer em nossa cidade um Sistema que assegure alimentação digna e de qualidade para a população parauapebense, em especial no que tange à ampliação da oferta de alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura tradicional e familiar”, informou o prefeito na justificativa do projeto.

De acordo com o gesto municipal, a implementação do referido sistema também tem relação direta com a melhoria e promoção da saúde, no que diz respeito ao combate da obesidade, sobrepeso e demais doenças ligadas à alimentação.

Além disso, segundo Darci Lermen, Parauapebas estará apta a concretizar diversas políticas alimentares de âmbito estadual e federal, principalmente ligadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantação de cozinhas comunitárias e até mesmo de restaurantes populares.

O Projeto de Lei nº 194/2023 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes em plenário na sessão extraordinária realizada terça-feira (5) e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023