Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara cria datas para celebrar a cultura, trabalhador da construção civil e descoberta de Carajás

Publicado em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 10h34 | Voltar à página anterior

Três datas para celebrar temas importantes para a sociedade foram criadas pela Câmara Municipal de Parauapebas, na sessão ordinária realizada na última terça-feira (26).

Dia Municipal da Cultura
O Projeto de Lei nº 146/2023, de autoria de Joel do Sindicato (PDT), institui no calendário oficial do município o Dia Municipal da Cultura. O texto foi aprovado por unanimidade dos presentes e prevê que a data será celebrada anualmente no terceiro domingo do mês de junho e visa “apoiar eventos como arrastões culturais e atividades artísticas, científicas e religiosas”.

“Parauapebas é uma cidade multicultural, onde há de fato uma inter-relação de várias culturas que se integram, coabitando em harmonia justamente em função da possibilidade das relações globais. É em nome dessa harmonia que surge a necessidade de reconhecimento e definição de um dia destinado a esse multiculturalismo”, defendeu o vereador.

Joel do Sindicato (PDT)

Dia do Trabalhador da Construção Civil
Já o Projeto de Lei nº 151/2023, de autoria de Josemir Silva (Pros), institui o Dia Municipal do Trabalhador Civil. Também aprovado por unanimidade dos presentes, o texto prevê a celebração no dia 26 de outubro de todos os anos.

“A construção civil é uma área de intenso crescimento no Brasil. Por este motivo, devemos lembrar e prestar homenagem ao empenho e dedicação dos profissionais responsáveis por colaborar com o desenvolvimento econômico e estrutural do país”, defendeu.

Josemir Silva (Pros)

Dia da descoberta de Carajás
Por fim, o Projeto de Lei nº 199/2023, de autoria de Zé do Bode (MDB), institui no calendário oficial de eventos do município o Dia Oficial da Descoberta de Carajás, a ser comemorado anualmente no dia 31 de julho.

“Certamente o dia 31 de julho de 1967 se tornaria um marco inicial para toda a região de Carajás, inclusive, com o surgimento de várias cidades em função da descoberta, e que compõem todo esse imenso complexo minerário, tendo como cidade pioneira o município de Parauapebas”, destacou o parlamentar.

Zé do Bode (MDB)

Os textos aprovados seguem agora para sanção do prefeito do município.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023