Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores propõem melhorias nas áreas de infraestrutura, transporte e lazer em Parauapebas

Publicado em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 11h48 | Voltar à página anterior

Reforma de praça, construção de feira coberta, melhoria na infraestrutura e no transporte do município foram algumas das ações solicitadas pelos vereadores do município durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (3).

Reforma de praça e construção de feira
Por meio da Indicação nº 404/2023, a vereadora Eliene Soares (MDB) pediu a reforma e ampliação da praça do Bairro Alvorá. Segundo a vereadora, o local é um exemplo de espaço de lazer. “Aos finais de tarde, crianças correm no gramado, adolescentes e jovens batem papo, adultos jogam bola, mulheres fazem caminhada e casais contemplam o pôr do sol”, descreveu.

“Mas há um problema que impede que todo esse cenário seja cor de anil: a praça há anos precisa de serviços de reforma e ampliação, algo que o nosso mandato vem pedindo faz algum tempo”, destacou a parlamentar.

Eliene Soares (MDB)

Também de autoria da vereadora, a Indicação nº 405/2023 pediu a construção de uma feira coberta no Bairro Liberdade. De acordo com a vereadora, “a medida é importante para acompanhar o processo de modernização das feiras comunitárias, do ponto de vista sanitário e ambiental, assim como a que foi construída no Bairro Tropical e a que será entregue, em forma de mercado municipal, no Bairro Rio Verde”. “Com isso, será possível ampliar o acesso dos cidadãos a produtos diversificados e de boa qualidade para o consumo”, destacou.

Melhorias no transporte
A Indicação nº 410/2023, de autoria de Josemir Silva (Pros), pediu a construção e implantação de um ponto de mototaxistas em frente a Caixa Econômica Federal no bairro Cidade Nova.

O vereador pontuou que os trabalhadores que atuam na região “ficam sentados ao relento em cadeiras e bancos sob sol e chuva enquanto aguardam passageiros".

Josemir Silva (Pros)

Já a Indicação nº 411/2023, proposta por Josivaldo da Farmácia (PP), solicitou a construção de paradas para transporte coletivo com bancos e cobertura na Rua Marquesa, atrás do Bloco 17, no Residencial Alto Bonito.

O parlamentar reforçou a importância das obras, “por não haver banco para descanso e a devida proteção contra chuva e sol, acabando por se tornar um transtorno para os diversos cidadãos como gestantes, crianças de colo e idosos que precisam utilizar do transporte coletivo diariamente e esperam em pé pela chegada do mesmo”.

Josivaldo da Farmácia (PP)

Drenagem e asfalto
Na área da infraestrutura, a Indicação nº 416/2023, proposta por Cássio da VS-10 (PSD), sugeriu a realização de obras de drenagem das águas pluviais nas ruas 7 E 8 do Bairro Eldorado, no Complexo VS- 10.

“A falta de drenagem nas ruas 7 e 8 vem causando grandes transtornos para a comunidade, principalmente durante ocorrência de chuvas, causando completa inundação da rua 8 e alagamento de várias residências”, descreveu o parlamentar.

Cássio da VS-10 (PSD)

Por fim, a Indicação nº 419/2023, proposta por Anderson Moratorio (PDT), pediu a pavimentação asfáltica da Rua Ticuna, bem como, a limpeza das calçadas do bairro Parque dos Carajás II.

De acordo com o vereador, a “pavimentação asfáltica vai oferecer um pouco de conforto aos moradores que sofrem diariamente com a quantidade de poeira”. “Além disso, a comunidade necessita de limpeza das ruas e calçadas de todo o bairro, pois, existem ruas que o mato já ultrapassou toda a área de calçada e invadiu parte da rua, gerando insegurança tanto para motoristas quanto para os pedestres”.

Anderson Moratorio (PDT)

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023