Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Educação: Vereadores pedem transporte escolar, escolas integrais e preparatório para concurso

Publicado em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 15h37 | Voltar à página anterior

Ações na área da educação, para facilitar o acesso de alunos, oferecer atividades em período integral e para preparar jovens para concurso público foram solicitadas pelos vereadores, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (3).

Transporte escolar
Por meio da Indicação nº 417/2023, a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) pediu uma solução urgente para a falta de transporte escolar. Segundo a parlamentar, “muitas crianças e adolescentes estão deixando de frequentar a escola devido à ausência de um transporte escolar contínuo e de qualidade”.

“Esta situação representa não apenas uma barreira à educação, mas também um obstáculo ao pleno desenvolvimento de nossos jovens, que são o futuro de nossa comunidade”.

Raianny Rodrigues (Pros)

Escolas em período integral
A Indicação nº 418/2023, de autoria de Léo Márcio (Pros), solicitou a implantação de escolas em períodos integrais nos bairros Cidade Jardim, Tropical e Ipiranga, Nova Carajás e Complexo VS-10.

O vereador afirmou já ter sido procurado “diversas vezes pela população, que cobra escolas de tempo integral nos bairros supracitados, uma vez que, por exemplo, existem muitas mães solteiras que precisam trabalhar, mas não possuem uma pessoa para cuidar de seus filhos e nem condições de pagar alguém para cuidar das crianças”.

“Além disso, a implantação de escolas de tempo integral possibilitará que as crianças sejam deixadas em segurança, recebendo os devidos cuidados, ensinos, alimentações, tudo sob os cuidados de educadores e demais profissionais capacitados”, completou.

Léo Márcio (Pros)

Preparatório para concurso
Por fim, a Indicação nº 420/2023, proposta por Israel Miquinha (PT), pediu a criação de um cursinho popular preparatório para concurso público, para atender aos munícipes de baixa renda.

Segundo o vereador, “o cursinho popular será integralmente gratuito, visando atender munícipes de baixa renda que ainda não tiveram a oportunidade de frequentar cursos preparatórios convencionais. Com essa iniciativa busca-se criar um ambiente inclusivo que permita a esses candidatos dar os primeiros passos em direção à democratização do acesso ao conhecimento e a cargos públicos”, concluiu.

Miquinha (PT)

As indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023