Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Projetos de Eliene Soares voltados para pessoa com deficiência e para gestantes são aprovados

Publicado em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 07h28 | Voltar à página anterior

Dois projetos de autoria da vereadora Eliene Soares (MDB) foram aprovados na sessão ordinária de terça-feira (3), na Câmara Municipal de Parauapebas, voltados para a proteção da pessoa com deficiência e para pessoas autistas, e também para a proteção de gestantes.

Eliene Soares (MDB)

Proteção da pessoa com deficiência
O Projeto de Lei nº 154/2023 permite, no âmbito do município de Parauapebas, a apresentação da Carteira de Identidade como meio de prova para atestar deficiência permanente física, mental, intelectual, auditiva ou visual, bem como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), perante os serviços públicos e para a concessão de benefícios que exijam comprovação de condições de saúde.

Segundo o texto, para ter o direito, é preciso que “a Carteira de Identidade apresentada esteja dentro do prazo de validade e contenha informações que atestem a condição de saúde por meio da Classificação Internacional de Doença (CID) e do símbolo correspondente”.

“Não é razoável que o cidadão seja submetido repetidamente a perícias e avaliações para cada serviço público de que necessite, tornando inútil a inclusão de informações médicas no documento de identidade e esvaziando o objetivo do Decreto Federal nº 10.977/22”, argumentou a vereadora.

Direito das gestantes
Já o Projeto de Lei nº 157/2023, apresentado por Eliene Soares (MDB), torna obrigatório garantir à gestante a possibilidade de optar pelo parto cesariano a partir da trigésima nona semana de gestação, bem como a analgesia mesmo quando escolhido o parto normal.

Para a vereadora, “a mãe tem pleno direito de escolher a via de parto, mas cabe ao obstetra esclarecer as vantagens do parto normal antes de aceitar a realização de um parto cesáreo sem plena indicação médica”.

“Ao garantir a possibilidade de escolha do parto cesariano, sempre que considerados os aspectos técnicos e as condições clínicas favoráveis à mulher, estamos fortalecendo a qualidade e a humanização dos serviços de saúde materno-infantil em nossa comunidade”, destacou a parlamentar. “É fundamental facilitar o acesso dela à analgesia, tanto para a opção pelo parto normal quanto para o cesáreo”, completou.

Os dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade pelos presentes e enviados para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023