Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara de Parauapebas cria novas datas para homenagear Serralheiros, profissionais da Enfermagem e conscientizar sobre saúde

Publicado em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h20 | Voltar à página anterior

Duas novas datas para a conscientização de saúde e duas para homenagear profissionais foram criadas pelos vereadores de Parauapebas na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (10).

Saúde
O Projeto de Lei nº 162/2023, proposto por Josemir Silva (Pros), institui a Semana de Prevenção e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de outubro.

De acordo com o texto, durante a data “serão promovidas atividades educativas e informativas sobre o tema, com o objetivo de conscientizar e prevenir a ocorrência de AVC na população”.

“A prevenção e a identificação precoce dos sintomas são essenciais para a preservação da vida e a minimização das sequelas causadas pelo AVC”, destacou o vereador.

Josemir Silva (Pros)

Também foi aprovado o projeto de Lei nº 170/2023, de autoria de Eliene Soares (MDB), que inclui o Dia de Conscientização sobre a Doença Falciforme no calendário oficial de eventos do município. A data será lembrada anualmente no dia 19 de junho.

De acordo com a justificativa da vereadora, “em Parauapebas é provável haver ao menos 100 cidadãos efetivamente diagnosticados com a doença, sem contar aqueles que a possuem, mas sequer tiveram diagnóstico de confirmação e, por isso, seguem sofrendo sem saber o porquê”.

“Nos últimos 12 anos, teriam nascido em nosso município ao menos 26 bebês com doença falciforme, e embora essa seja a doença genética e hereditária mais prevalente no mundo, 47% da população brasileira desconhecem-na totalmente, segundo pesquisas encomendadas pelo Ministério da Saúde”, completou a parlamentar.

Eliene Soares (MDB)

Homenagem a profissionais
O Projeto de Lei nº 166/2023, de autoria de Josemir Silva (Pros), institui o Dia Municipal do Serralheiro, a ser comemorado anualmente em 23 de abril. O parlamentar definiu o projeto como uma “merecida homenagem a esse profissional tão presente em nossa vida e que dedica anos de estudo e dedicação para o desenvolvimento de nossa sociedade. “É um trabalho que merece o máximo de respeito e admiração”.

Por fim, o Projeto de Lei nº 168/2023, também de autoria de Josemir Silva, institui a Semana Municipal do Profissional de Enfermagem, a ser realizada, anualmente, entre os dias 12 a 20 de maio.

“A profissão de enfermagem é indispensável para o bom funcionamento das instituições públicas ou privadas de saúde, merecendo a valorização e todas as possíveis homenagens, principalmente no momento em que vivemos”, destacou o vereador.

Aprovação
Os quatro projetos de lei foram aprovados por unanimidade e enviados para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023