Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo propõe obras nas áreas da saúde, habitação, infraestrutura e lazer

Legislativo propõe obras nas áreas da saúde, habitação, infraestrutura e lazer

Publicado em Sexta, 13 de Outubro de 2023, 14h40 | Voltar à página anterior

Os vereadores de Parauapebas pediram ações como obras e reformas, nas áreas da saúde, habitação, infraestrutura e lazer, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (10).

Lazer e convivência
Por meio da Indicação nº 421/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a construção de uma praça com equipamentos de ginástica ao ar livre e playground, e uma quadra de esporte no bairro Vale dos Carajás. “As praças quando frequentadas proporcionam momentos de interação e bem-estar no convívio ao ar livre”, destacou.

Josemir Silva (Pros)

O vereador Israel Miquinha (PT), por meio da Indicação nº 424/2023, solicitou a construção de uma quadra de esportes e um campo de futebol no bairro Vale do Sol. Segundo o parlamentar, o bairro “abriga hoje milhares de pessoas, incluindo adultos, jovens e crianças”.

“No entanto, o espaço disponível para atividades esportivas e de lazer é limitado. Essas melhorias não apenas beneficiarão a saúde física e mental dos moradores do residencial, mas também demonstrarão o respeito, o comprometimento e a qualidade de uma gestão que se preocupa com seu povo”, defendeu.

Miquinha (PT)

Por fim, a Indicação nº 412/2023, apresentada por Josivaldo da Farmácia (PP), propôs a construção de um Centro Comunitário no Bairro Novo Horizonte. O vereador destacou que o centro comunitário é um “local público onde os membros de uma comunidade tendem a se reunir para atividades em grupo, apoio social, informações públicas, prática de esportes, além de outros propósitos”.

“No bairro, este centro poderá funcionar, principalmente, como um polo para modalidades esportivas de jovens, adultos, crianças e idosos, além de ofertar cursos para a comunidade”, concluiu.

Josivaldo da Farmácia (PP)

Saúde
Por meio da Indicação nº 423/2023, Josemir Silva (Pros) pediu a construção de um posto de saúde no Bairro Brasília. Segundo a justificativa do vereador, a obra “beneficiará grande parte da população daquele logradouro, haja vista que a população carente local e adjacente superlota a UPA, centro de saúde que atende nas proximidades da região”.

O vereador Zé do Bode (MDB), na Indicação nº 429/2023, pediu a realização de obras de infraestrutura para os bairros Parque dos Carajás I e II, incluindo a construção de escola e posto de saúde.

“A implantação de um posto de saúde ajudará a atender às necessidades médicas básicas dos moradores da localidade e a construção da escola permitirá que as crianças e jovens tenham acesso à educação de qualidade em sua própria comunidade”, reforçou.

Zé do Bode (MDB)

Já a Indicação nº 432/2023, apresentada por Leandro do Chiquito (Pros), solicitou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Liberdade. De acordo com o vereador, são mais de dez anos sem reforma da unidade que “não conta com condições adequadas para atender a população”.

“No período chuvoso, há infiltrações e alagamentos. A pintura precisa de retoques, além de outros reparos básicos. Faz-se necessário também a ampliação da unidade com o objetivo de expandir o atendimento, já que, além de atender aos Bairros Liberdade I e II, parte da população do Bairro União também é beneficiada pelos serviços prestados na UBS”, relatou.

Leandro do Chiquito (Pros)

Habitação e infraestrutura
Já a Indicação nº 433/2023, proposta por Raianny Rodrigues (Pros), pediu a manutenção dos prédios no Complexo Habitacional Alto Bonito. De acordo com a vereadora, alguns dos principais problemas que os residentes vêm enfrentando incluem infiltrações, rachaduras, esgoto exposto e corrimãos enferrujados, entre outros.

“A situação atual coloca em risco a segurança e o bem-estar das famílias que dependem dessas habitações. Muitas dessas famílias vivem com recursos financeiros limitados e não têm meios para arcar com os custos das necessárias reformas e reparos. É imperativo que o poder executivo intervenha para garantir que essas questões sejam abordadas de maneira eficaz e urgente”, destacou.

Raianny Rodrigues (Pros)

Por fim, o vereador Zé do Bode (MDB), por meio da indicação nº 428/2023, sugeriu a interligação das Ruas 14 e 16, partindo da Rua “Q”, no bairro União, até a Rua Perimetral Norte, no Bairro Liberdade.

O vereador lembrou que os únicos acessos que existem hoje para se chegar ao Bairro Liberdade é acessando a Rua 10 ou a Rua Perimetral Norte, no Bairro Rio Verde.

“Com esses únicos acessos, dificulta e atrasa bastante o dia a dia das pessoas que necessitam se deslocar até aquele bairro, bem como são normais os engarrafamentos nos horários de pico. Com as obras do Prosap, que já chegam nessas localidades, fica ainda mais viável a realização dessa demanda, já que esse é um pedido e uma necessidade antiga dos moradores da localidade”.

Todas as indicações foram aprovadas e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023