Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Eliene Soares e Josivaldo da Farmácia pedem programa de divulgação de animais desaparecidos ou para doação

Publicado em Terça, 17 de Outubro de 2023, 10h13 | Voltar à página anterior

Parauapebas possui cerca de 70 mil cães e gatos, entre outros animais domésticos. Muitos fogem, se perdem dos donos ou acabam abandonados nas ruas. Por isso, os vereadores Eliene Soares (MDB) e Josivaldo da Farmácia apresentaram a indicação conjunta nº 427/2023, aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (10).

Eliene Soares (MDB)

A indicação pede um programa de divulgação de dados e imagens de animais desaparecidos ou à disposição para adoção. A justificativa dos vereadores destaca que “não é incomum presenciarmos diariamente cidadãos desesperados pedindo auxílio para encontrar seus pets perdidos, bem como oferecendo animais para adoção ou denunciando maus-tratos sofridos pelos bichinhos”.

“Em Parauapebas, há organizações não governamentais e associações civis que se empenham em garantir cuidados para gatos, cães, aves e até mesmo bovinos e equinos. Por seu turno, o poder público precisa fazer sua parte, entrando em campo e contribuindo para resguardar os direitos dos animais”, destacam.

Josivaldo da Farmácia (PP)

Segundo os vereadores, a indicação busca se valer da página oficial institucional do Poder Executivo e suas redes sociais e não geraria despesas para os cofres públicos. Os vereadores lembraram que a matéria em questão já foi proposta no Estado do Rio de Janeiro, tornando-se a Lei Estadual nº 7.693/2017, bem como se tornou a Lei Estadual nº 1.610/2022 em Roraima.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023