Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Saúde: Parlamentares propõem auxílio para consulta médica privada e centro para tratar diabetes

Publicado em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 13h56 | Voltar à página anterior

Ações para melhoria da saúde no município de Parauapebas foram propostas por Eliene Soares (MDB) e Joel do Sindicato (PDT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (17).

Meia-Consulta
Por meio da Indicação nº 444/2023, Eliene Soares propôs a implementação do Programa de Subsídio a Consultas Médicas para Pessoas de Baixa Renda, denominado Meia-Consulta, a fim de ampliar e garantir o acesso a serviços especializados via rede particular.

A parlamentar destacou que medidas similares já foram adotadas em outros locais, como em São Paulo. “Por meio do programa, a prefeitura poderia subsidiar de 50% a 90% do valor da consulta ou exame em clínicas particulares para pacientes comprovadamente hipossuficientes e previamente cadastrados”, defendeu.

“A pressão sobre a rede pública de saúde diminuirá consideravelmente, bem como será encurtada a fila sobretudo de exames de imagem, como ressonância e tomografia, acelerando diagnósticos e tratamentos de doenças cardíacas e neoplasias (cânceres), as que mais matam no país”, concluiu.

Eliene Soares (MDB)

Centro para tratar diabetes
Já a Indicação nº 449/2023, proposta por Joel do Sindicato (PDT), pediu a construção de um Centro de Referência para o tratamento da diabetes.

Segundo o vereador, “a criação desse centro de referência representará um grande avanço no combate à diabetes no município, proporcionando um atendimento especializado e de qualidade aos pacientes, além de contribuir para a redução das complicações associadas à doença e melhorar a qualidade de vida da população”.

Joel do Sindicato (PDT)

As duas indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen, com cópias para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023