Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Raianny Rodrigues pede melhorias na iluminação pública, recuperação de vias e ação da Defesa Civil em bairros

Publicado em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 14h27 | Voltar à página anterior

Três proposições apresentadas pela vereadora Raianny Rodrigues (Pros), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (17), pediram ações de melhoria na iluminação pública e nas vias do município, além da ação da Defesa Civil em bairros.

Raianny Rodrigues (Pros)

Melhoria de vias
Por meio da Indicação nº 445/2023, Raianny pediu a implantação de iluminação pública no trecho que liga o lago do loteamento Nova Carajás até a Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA). Para a vereadora, “a falta de iluminação compromete a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.

“A instalação de iluminação adequada nesse percurso contribuirá para aumentar a sensação de segurança, melhorar a mobilidade noturna e promover um ambiente mais acolhedor para todos os que utilizam essa via”.

Já na Indicação nº 446/2023, a vereadora pede a recuperação, revitalização e melhoria da sinalização da estrada que conecta a PA-160 à Vila Cedere I.

Segundo a vereadora, “devido à frequente circulação de caminhões e veículos pesados, a estrada encontra-se em um estado de considerável deterioração, apresentando condições que comprometem a segurança dos que a utilizam”.

“A sinalização na estrada é precária, o que aumenta o risco de acidentes e torna a navegação na via menos segura para os condutores e pedestres. A recuperação, revitalização e melhoria da sinalização dessa importante via, não apenas beneficiará a comunidade local, mas também contribuirá para a segurança no tráfego, diminuindo potenciais acidentes”, destacou.

Ação da Defesa Civil
Por fim, a parlamentar ainda apresentou o Requerimento nº 49/2023, para que a presidência da Casa de Leis solicite ao prefeito que acione a Defesa Civil, para agir em resposta à situação de emergência enfrentada pelas comunidades Terra Viva, Comunidade Alegria, Terra Prometida e Nova Carajás.

De acordo com a vereadora, “no sábado, dia 14, um vendaval devastador varreu a região, causando danos significativos, incluindo a destruição de casas e a derrubada de telhados, resultando em várias famílias desabrigadas”.

“Diante desse quadro de urgência e necessidade, é imprescindível que a Defesa Civil seja imediatamente acionada para prestar assistência às famílias afetadas e avaliar as necessidades emergenciais”, defendeu.

As três proposições foram aprovadas por unanimidade. As indicações foram enviadas para o prefeito Darci Lermen e o requerimento para o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB).

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023