Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Projetos de Josemir Silva criam “Agosto Dourado” e “Semana de Incentivo à Educação Financeira”

Publicado em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 12h46 | Voltar à página anterior

Dois projetos de lei, de autoria do vereador Josemir Silva (Pros), aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (17), criam datas a serem inseridas no Calendário Oficial de Eventos do Município. O primeiro trata sobre a campanha de prevenção ao câncer infanto-juvenil e o segundo aborda a importância da educação financeira.

Josemir Silva (Pros)

Conscientização sobre câncer infanto-juvenil
O Projeto de Lei nº 174/2023, aprovado por unanimidade dos presentes, institui o mês “Setembro Dourado”, destinado à campanha para diagnóstico precoce e a prevenção do câncer infanto-juvenil.

Segundo a justificativa do vereador, o câncer já é considerado a primeira causa de morte por doenças, entre crianças e adolescentes de um a dezoito anos no Brasil. “Além da desinformação, uma grande dificuldade para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil é que seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças”, destacou.

Educação financeira
Já o Projeto de Lei nº 175/2023, também aprovado por unanimidade, institui a Semana Municipal de Incentivo à Educação Financeira, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de maio.

Segundo o vereador, o intuito é “incentivar, através de várias ações, os conceitos de educação financeira para a população em todas as faixas etárias”. “Desta forma estaremos preparando crianças, jovens e adultos sobre a importância de serem consumidores antenados e responsáveis por seu futuro”.

Os textos seguem agora para sanção ou veto do Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023