Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo aprova projeto que institui programa de voluntariado para instrução de pais de crianças autistas

Publicado em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 12h11 | Voltar à página anterior

O Projeto de Lei nº 192/2023, proposto por Eliene Soares (MDB) e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Municipal de Parauapebas desta terça-feira (24), institui o programa de voluntariado para instrução de pais e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

Eliene Soares é a autora do projeto.

Segundo o texto do projeto, “o programa será desenvolvido por meio de parcerias entre o Poder Executivo, voluntários e organizações da sociedade civil especializadas no atendimento a pessoas com autismo". O texto prevê ainda conteúdos teóricos e práticos sobre autismo, incluindo informações sobre diagnóstico, características do TEA, estratégias de inclusão escolar.

Segundo a justificativa da vereadora, “ao fornecer informações sobre as características do autismo, estratégias de comunicação, métodos de ensino e suporte emocional, os pais serão preparados para compreender e atender às necessidades específicas de seus filhos”.

“Vale ressaltar que a compreensão profunda do autismo ajuda a reduzir o estigma e a falta de conhecimento na sociedade. Ao aprenderem estratégias de comunicação e técnicas de manejo comportamental, os pais podem melhorar a interação e a qualidade de vida de suas crianças, promovendo a independência e a autonomia”, concluiu.

O Projeto de Lei nº 192/2023 foi aprovado por unanimidade em plenário e, logo depois, foi enviado ao governo municipal, para sanção ou veto do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Felipe Borges / AscomLeg 2023