Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Rafael Ribeiro propõe criação do Dia Municipal do Artesão e da Feira Anual do Artesanato

Publicado em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 14h44 | Voltar à página anterior

Com o intuito de reconhecer a importância dos artesãos e de contribuir com o desenvolvimento econômico do setor de artesanato, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 216/2023, que institui o Dia Municipal do Artesão e da Artesã, e cria a Feira Anual do Artesanato.

Rafael Ribeiro (MDB)

Data
De acordo com a proposição, o Dia do Artesão será comemorado anualmente em 19 de março. A data será inserida no Calendário Oficial de Eventos de Parauapebas.

“Vamos tornar oficial a data comemorativa na qual toda a sociedade poderá homenagear aqueles que mantêm vivos os traços ancestrais de nossa cultura”, justificou Rafael.

Feira
Referente à Feira Anual do Artesanato, o projeto prevê que o evento deverá ser realizado na semana anterior ao dia 19 de março e terá como diretrizes básicas: fortalecer e incentivar o desenvolvimento do artesanato local e suas formas; ser um espaço de debates e proposições de políticas de fomento que visem à promoção do desenvolvimento do setor artesanal; incentivar a prática do artesanato entre as novas gerações; estimular a busca por novos mercados em âmbito local, nacional e internacional do artesanato produzido no município; promover a qualificação dos artesãos e o estímulo ao aperfeiçoamento da produção e conscientizar a comunidade sobre a importância do artesão e do artesanato como fonte geradora de emprego e renda e fomento para o turismo e cultura local.

“Os artesãos de nossa cidade poderão expor a produção, melhorar a qualificação da mão de obra, realizar o necessário intercâmbio com produtores de outras localidades e estabelecer estratégias visando alcançar novos mercados, garantindo assim que o artesanato de Parauapebas seja mais fortalecido”, explicou o parlamentar.

O presidente da CMP destacou ainda que o foco no desenvolvimento do artesanato “dialoga claramente com o objetivo estratégico de tornar o turismo um dos pilares da nova matriz econômica de nossa cidade”.

O Projeto de Lei nº 216/2023 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (5) e, logo depois, encaminhado para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023