Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Criação do “Dia da Empregada Doméstica” é aprovada pela Câmara de Parauapebas

Criação do “Dia da Empregada Doméstica” é aprovada pela Câmara de Parauapebas

Publicado em Quarta, 13 de Março de 2024, 19h28 | Voltar à página anterior

O “Dia da Empregada Doméstica”, a ser comemorado anualmente em 27 de abril, será inserido no Calendário Oficial de Eventos de Parauapebas.

Aurélio Goiano é o autor do projeto.

A criação da data está prevista no Projeto de Lei nº 142/2021, de autoria do vereador Aurélio Goiano (PSD), que foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas nesta terça-feira (12).

De acordo com o autor da proposição, o referido dia foi escolhido para homenagear essas trabalhadoras porque a padroeira das empregadas domésticas, Santa Zita, de origem italiana, faleceu em 27 de abril de 1278.

“A criação da data em nível municipal pretende prestigiar os trabalhadores presentes no dia a dia de tantos lares que, além de cuidarem da organização e limpeza da casa, ajudam a educar com muita responsabilidade os filhos do patrão e da patroa. Muitas vezes, se apegam tanto às crianças como se fossem seus próprios filhos e os patrões, como se fossem parte da família”, argumentou Goiano na justificativa da proposição.

Durante a votação, o vereador enfatizou ainda que as domésticas merecem todas as homenagens possíveis, pois “são pessoas que muitas vezes largam a própria vida para cuidar dos filhos e dos patrões. Eu quero, em especial, abraçar todas as empregadas domésticas que trabalham lá em Carajás, que sofrem todos os dias, pedindo carona, indo e voltando”.

O Projeto de Lei nº 142/2021 foi aprovado por unanimidade e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024