Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Construções de escolas, creche, praça e centro comunitário são propostas por parlamentares

Publicado em Quarta, 24 de Abril de 2024, 13h39 | Voltar à página anterior

Os vereadores de Parauapebas demonstraram preocupação com a construção de novos espaços públicos no município, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (23).

Escolas e creche
Por meio da Indicação nº 141/2024, Joel do Sindicato (PSDB) propôs a construção de uma Escola de Ensino Fundamental I e II, no Bairro Parque dos Carajás. Segundo ele, a obra “é fundamental para ampliar a oferta de vagas na educação básica e garantir um ensino de qualidade para as crianças que residem no bairro”.

“Atualmente, as crianças precisam percorrer longas distâncias para ter acesso à educação de qualidade, o que acaba prejudicando seu desempenho escolar e dificultando o engajamento familiar na vida escolar dos alunos”, argumentou.

Joel do Sindicato - PSDB

Já a Indicação nº 133/2024, proposta por Israel Miquinha (PT), pediu a construção de uma creche de tempo integral no bairro Palmares Sul e a construção de uma Escola de Ensino Fundamental no Bairro Nova Vitória.

Sobre o Bairro Nova Vitória, o vereador destacou que os alunos não têm tido a oportunidade de conforto e segurança. “O local, que possui uma grande comunidade escolar, não tem nenhuma unidade educacional que abrigue seus educandos”.

Já sobre a Palmares Sul, Miquinha argumentou que as “creches atenderão prioritariamente famílias de baixa renda, que necessitam desse suporte, principalmente para que essas pessoas possam ir ao trabalho despreocupadas”.

Miquinha - PT

Praça e centro comunitário
Joel do Sindicato apresentou ainda a Indicação nº 142/2024, por meio da qual requisitou a construção de uma praça com academia ao ar livre e quadra poliesportiva no Bairro Parque dos Carajás.

“A construção desse espaço servirá de encontro e convivência para os moradores de Parauapebas”, destacou. “Esses locais servirão como pontos de encontro para práticas esportivas, momentos de lazer em família e interação entre os membros da comunidade”, concluiu o vereador.

Por fim, Josivaldo da Farmácia (PSDB) apresentou a Indicação nº 148/2024, na qual propôs ao Executivo Municipal que inclua, no calendário de obras do município, a construção de um Centro Comunitário no Bairro Novo Horizonte.

Para o parlamentar, “no bairro, esse centro poderá funcionar, principalmente, como um polo para modalidades esportivas de jovens, adultos, crianças e idosos, além de ofertar cursos para a comunidade”, justificou.

Josivaldo da Farmácia - PSDB

As indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024