Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Construção de matadouro para abate de animais é proposta pelo vereador Elias Ferreira

Publicado em Quarta, 21 de Junho de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Preocupado com a falta de local adequado para o abate de animais em Parauapebas, Elias Ferreira (PSB) apresentou na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (13) a Indicação nº 170/2017, na qual sugere ao prefeito Darci Lermen que construa um matadouro público municipal para abate de bovinos e suínos.

Na justificativa da proposição, o vereador ressaltou que a implantação de um matadouro é uma necessidade urgente para a população, tendo em vista que essa é uma questão que reflete na economia e no âmbito da saúde pública.

“Será uma fonte de renda para o município, abrindo novos postos de trabalho. Além disso, proporcionará mais respeito no abate, atendendo às recomendações sanitárias, para garantir a qualidade do serviço prestado e das carnes, bem como ajudará a conservar o meio ambiente, pois evitaremos que matadouros clandestinos despejem dejetos nos rios”, destacou.

Elias Ferreira sugeriu ainda que o município incentive a produção dos agricultores familiares e que as carnes sejam adquiridas para consumo nas unidades educacionais.

“A prefeitura, além de disponibilizar todo o apoio, orientação técnica e logística, também poderia adquirir parte da produção para atender às demandas das escolas e creches. A produção familiar de carnes bovinas e suínas é uma alternativa de renda e segurança alimentar para famílias de baixa renda. O sistema de produção proporciona o envolvimento de mulheres e jovens no trato com os animais. As palavras-chaves são: abatedouro, famílias, sustentabilidade, educação e renda”, enfatizou.

A Indicação nº 170/2017 foi aprovada por todos os vereadores e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Sousa / Ascomleg