Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadora pede unidade do Cras para Bairro Novo Brasil

Vereadora pede unidade do Cras para Bairro Novo Brasil

Publicado em Domingo, 25 de Junho de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

A localização do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é fator determinante para que ele viabilize, de forma descentralizada, o acesso aos direitos socioassistenciais.

Por isso, o Cras deve ser instalado prioritariamente em locais em que haja maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade, com renda per capita mensal de até ½ salário mínimo, com presença significativa de famílias e indivíduos beneficiários dos programas de transferências de renda, como o Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família e outros.

A vereadora Eliene Soares (PMDB) percebeu a necessidade de um Cras no Bairro Novo Brasil. Para ela, o Cras poderá ser instalado em área central, ou seja, abrangendo e passando a atender a toda comunidade do Novo Brasil, WTorre, Amazonas e Linha verde, sendo o Novo Brasil a área de maior convergência da população.

Na sessão ordinária de terça-feira, 20 de junho, a parlamentar apresentou a Indicação nº 188/2017, que solicita a implementação do órgão no referido bairro.

Eliene explicou que é por meio do Cras que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades.

“O Cras previne situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades. Com a implantação do Cras no Bairro Novo Brasil se torna um espaço de suma importância para os moradores do Novo Brasil e de seu entorno o que trará grande benefício a toda população”, destacou Eliene Soares.

Pela importância da proposição para a população, os demais parlamentares aprovaram a proposição, que será encaminhada à administração municipal e à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)