Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Asfalto, iluminação pública, construção de calçadas e de quebra-molas são solicitados por vereadores

Publicado em Terça, 27 de Junho de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Obras para melhorar a infraestrutura das ruas e da iluminação pública em Parauapebas pautaram a maioria das proposições apresentadas na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (27).

Os vereadores Zacarias Marques (PSDB), Elias Ferreira (PSB), Maridé Gomes (PSC), Horácio Martins (PSD) e as vereadoras Francisca Ciza (DEM) e Joelma Leite (PSD) foram os autores das proposições.

Interligação
Zacarias Marques (PSDB) apresentou a Indicação nº 195/2017, sugerindo à prefeitura que realize pavimentação asfáltica na Avenida Havana, que liga a Rodovia PA 160 aos bairros Ypê e Vale do Sol, entre o muro do cemitério e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

“A indicação visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram e trafegam entre os referidos bairros, facilitando o tráfego e diminuindo a poeira, proporcionando mais conforto e saúde à população”, justificou Zacarias Marques.

Iluminação e pavimentação
Atendendo ao pedido dos moradores do Bairro Alto da Boa Vista, a vereadora Francisca Ciza solicitou ao governo municipal, por meio da Indicação nº 196/2017, a implantação de infraestrutura de iluminação pública e pavimentação asfáltica na Rua 115.

“A poeira que surge com a passagem de automóveis compromete o bem estar dos moradores e a falta de iluminação gera insegurança”, ressaltou.

Ciza apresentou também a Indicação nº 197/2017, pedindo melhorias nas ruas Manaus, 4 e 5, no Bairro Primavera, “em relação ao acúmulo de água, que tem causado alagamentos quando chove. Vamos proporcionar melhorias para os moradores destas vias e aos munícipes que por ali trafegam, proporcionando mais qualidade de vida”.

Troca de lâmpadas
Elias Ferreira (PSB) pediu ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 201/2017, que faça a recuperação da iluminação pública em toda a cidade e substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led.

O vereador destacou que o uso das lâmpadas de led pode gerar economia de até 83% de energia. “Já foi comprovada a durabilidade, eficiência energética e luminosa na comparação com as luminárias convencionais. Toda essa economia e maior durabilidade reduzem os impactos ao meio ambiente e não geram elementos tóxicos à saúde humana”.

Elias informou ainda que, devido às garantias de mais economia e segurança, na Câmara Municipal já foi realizada a troca de todas as lâmpadas incandescentes por outras de led.

Calçadas
A construção e padronização de calçadas para melhorar a mobilidade na Rua Sol Poente, no Bairro da Paz, foram propostas por Maridé Gomes (PSC), na Indicação nº 203/2017.

A referida rua é uma via comercial, com intensa movimentação de pedestres e veículos. “As calçadas na Sol Poente possuem grande desnível, que dificulta a locomoção, principalmente de crianças, idosos e pessoas com deficiência. A falta de rampas para acesso de cadeirantes é um problema grave. Essa falta de mobilidade nas calçadas faz com que as pessoas dividam a rua com os veículos, comprometendo a própria segurança”, argumentou Maridé Gomes.

Quebra-molas e faixa de pedestres
Já Horácio Martins apresentou a Indicação nº 205/2017, pedindo ao prefeito a construção de quebra-molas e faixa de pedestres na Avenida 2, Bairro dos Minérios.

De acordo com o parlamentar, há neste bairro cerca de 1.500 crianças e adolescentes que residem e estudam na região e ficam expostas a riscos de acidentes no referido local. “Desta forma, preocupado com o aumento do índice de acidentes com estes jovens que transitam nesta avenida, a comunidade anseia pela construção de quebra-molas e faixa de pedestres nesta avenida, pois os veículos que trafegam em alta velocidade colocam a vida dos moradores em risco”.

Pavimentação asfáltica
Por fim, Joelma Leite solicitou, por meio da Indicação nº 206/2017, a continuação das obras de pavimentação asfáltica da Avenida D, que interliga a Rodovia PA 160 ao Bairro Beira Rio II.

No entendimento da vereadora, esta é uma excelente alternativa de melhoria na mobilidade urbana, tendo em vista que a recuperação da referida avenida vai facilitar também o trânsito entre o Samu e bairros como Cidade Jardim, Casas Populares e dos Minérios.

“Parauapebas está ficando cada vez mais ocupada por motos e carros. Os impactos negativos vêm sendo sentidos pela população com a perda da mobilidade urbana. A presente indicação tem como objetivo melhorar o trânsito e proporcionar qualidade de vida aos moradores de Parauapebas”, enfatizou Joelma Leite.

Aprovação
Todas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Darci Lermen e aos secretários municipais de Urbanismo, Edmar Lima; e de Obras, Maria Silvana Sousa.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg