Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Infraestrutura do município recebe atenção por parte dos vereadores

Infraestrutura do município recebe atenção por parte dos vereadores

Publicado em Terça, 29 de Agosto de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Asfaltamento, limpeza e revitalização foram solicitados ao Executivo na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (29). Os pedidos apresentados pelos vereadores Ivanaldo Braz Silva Simplício (PSDB), Antônio Horácio Martins Filho (PSD) e Joelma de Moura Leite (PSD) foram aprovados pelos demais parlamentares e serão encaminhados à administração municipal.

A primeira proposição lida ao plenário (Indicação nº 227/2017), de autoria do vereador Braz, pede limpeza e manutenção dos esgotos do Bairro Vila Nova. Conforme explicou o vereador, nesse bairro os esgotos se encontram correndo a céu aberto, exalando um forte odor, atraindo muitos insetos e provocando o aparecimento de animais nocivos à saúde.

“Além do mal estar gerado aos que vivem às margens dos esgotos, os moradores estão sendo obrigados a deixar de usufruir a quadra de esporte e a praça próximas à rede de esgoto. Há, ainda, crianças e idosos que são os mais sensíveis a este tipo de exposição”, ressaltou Ivanaldo Braz.

Outra preocupação é a proliferação de ratos, já que estes roedores podem transmitir leptospirose, peste bubônica, tifo murino, hantavirose, entre outras doenças. O parlamentar ainda pediu atenção especial às ruas 15, 8 e 9, onde a precariedade é maior. Ratificando o pedido, o vereador Braz alegou que as providências a serem tomadas devem ocorrer rapidamente, pois se trata uma ação preventiva para questão de saúde pública.

Manutenção de vicinais

Em seguida, o vereador Horácio Martins apresentou a Indicação nº 228/2017, sugerindo ao Poder Executivo a recuperação e manutenção das vicinais no Complexo Cedere I. Horácio explicou que cada vicinal tem um percurso em média de 10 km, aproximadamente, e um total de 150 km na referida área. As vias ainda são rotas de ônibus escolar e transporte de produção rural que abastece o município, o que as tornam imprescindíveis para a trafegabilidade local.

Limpeza de canal

Por sua vez, a vereadora Joelma Leite propôs, por meio da Indicação nº 232/2017, a realização de limpeza e revitalização do canal da Rua Belém, situado na Chácara do Sol. Segundo contou Joelma, o canal da Rua Belém se encontra, no momento, em uma situação de total abandono, fazendo com que o mato e o lixo lançado no canal aumentem de maneira desordenada, causando o acúmulo de água parada em alguns pontos e facilitando a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de várias doenças, entre elas a dengue, que tem assolado de forma significativa a população.

Portanto, são necessárias a limpeza e a revitalização do referido canal, além da construção de guarda-corpos, pontes sobre o canal, quadra poliesportiva e criação de áreas de lazer no seu entorno, para, então, oferecer melhorias em qualidade de vida e saúde da população de Parauapebas.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Anderson Souza (AscomLeg)