Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Infraestrutra volta a ser debatida na Câmara

Infraestrutra volta a ser debatida na Câmara

Publicado em Terça, 12 de Setembro de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

As proposições que solicitam ao Poder Executivo melhorias na infraestrutura do município são constantemente apresentadas durante as reuniões legislativas. Problemas estruturais e falta de manutenção são alvo dos pedidos e indicações. Na sessão ordinária desta terça-feira (12) não foi diferente: os parlamentares propuseram melhorias em diferentes áreas do município.

Na Indicação nº 243/2017, de autoria da vereadora Francisca Ciza Pinheiro Martins (DEM), foi solicitada a recuperação da vicinal Carlos Fonseca, que fica a 3 km de Palmares Sul, em direção ao projeto Salobo, bem como a recuperação da ponte que existe neste mesmo trecho.

Segundo a vereadora, a vicinal Carlos Fonseca é bastante utilizada pela população da região de Palmares Sul. O péssimo estado da via dificulta a vida dos cidadãos que residem no local. Ainda existe na região uma ponte, também, em estado precário.

“Os moradores da região me procuraram relatando a situação. Os estudantes, quando têm que passar pela ponte, descem do ônibus escolar, atravessam a pé para o outro lado e, só após o veículo passar a ponte, sobem ao ônibus novamente. Tal situação está colocando em risco as crianças, estudantes e moradores em geral desta região”, contou Francisca Ciza.

Na Indicação nº 244/2017, o vereador Luiz Alberto Moreira Castilho (Pros) solicitou ao Executivo a pavimentação de ruas no Bairro Betânia com piso intertravado de concreto, popularmente conhecido como bloquete de cimento.

Luiz Castilho explicou que, após levantamento de técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Semob), foi constatada a viabilidade de pavimentação em ruas do Bairro Betânia, tais como Av. Céu Azul, Rua Bartolomeu, Rua Apóstolo Pedro, Rua Matusalém, Rua Macedônia, Rua São Lucas, Rua São Marcos, Rua Nova Paraíso e Rua 118. Isso com pisos intertravados de concreto, pois são de custo mais baixo que a pavimentação convencional de asfalto, além de ser altamente resistente ao alto tráfego de pedestres e veículos.

O vereador Castilho explicou que a pavimentação com pisos intertravados não impermealiza o solo, tem durabilidade ilimitada, baixo custo com obras subterrâneas, removível e reaproveitável, dispensa equipamentos caros e especiais para sua aplicação e remoção, dispensa manutenção periódica, insensível a agentes químicos, não sujeito a trincas por fenômenos e dilatação, retração e flexão, não perecível, confortável e adequado ao trânsito, antiderrapante e não aquece o ambiente. Por isso seria a melhor alternativa para pavimentar a localidade.

Já o vereador Antônio Horácio Martins Filho (PSD) apresentou para apreciação dos demais vereadores duas proposições. Na Indicação nº 245/2017, o parlamentar solicitou a manutenção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Fonteles, situada no Bairro Rio Verde. Horácio ressaltou que a reforma contribuirá para melhor desempenho do trabalho dos servidores e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

Em seguida, o vereador Horácio pediu, por meio da Indicação nº 246/2017, a construção de uma cobertura no ponto de mototáxi na Cidade Nova. “Como vereador preocupado com a classe dos mototaxistas que utilizam a área na avenida F, canteiro central em frente à Big Ben, vejo a necessidade de construir uma cobertura no ponto de táxi para que estes profissionais possam trabalhar com mais dignidade sem estarem expostos ao sol ou a chuva”, explicou Horácio Martins.

Os demais parlamentares aprovaram as indicações, que agora serão encaminhadas à administração municipal e às secretarias cabíveis para possível implementação dos pedidos acima mencionados.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Fotos: Anderson Souza (AscomLeg)