Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara aprova criação de quatro cargos de agente de controle interno

Câmara aprova criação de quatro cargos de agente de controle interno

Publicado em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

O Poder Executivo encaminhou ao Legislativo projeto de lei que altera o quantitativo de cargos de agente de controle interno criados pela Lei nº 4.293, de 2005.

O Projeto de Lei nº 23/2017 altera de seis para dez o número de cargos em comissão de agente de controle interno e autoriza a administração municipal a efetuar as alterações orçamentárias necessárias para o cumprimento da referida modificação. O impacto orçamentário-financeiro anual com a criação dos quatro novos cargos é de R$ 513.479,49.

Na justificativa para ampliação, alegou-se que a Controladoria Geral do Município constitui o Sistema Integrado de Controle Interno do Executivo, cujo objetivo é a realização de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da administração pública municipal.

O adicionamento dos cargos, conforme explicativa anexa ao projeto de lei, dá-se pelo crescimento da demanda da prefeitura. Atualmente, existem diversas secretarias e onze unidades gestoras descentralizadas, sendo seis cargos insuficientes para um atendimento célere e eficiente.

Outro ponto argumentado foi a instituição, pelo Tribunal de Contas do Município, de exigências para emissão de relatórios individuais e quadrimestrais das prestações de contas de todas as unidades gestoras do município, além da exigência de inclusão e acompanhamento dos instrumentos de transparências da gestão municipal, como, por exemplo, a alimentação de informações obrigatórias nos programas disponibilizados pelo TCM/PA.

Por entender que a contratação de quatro servidores para o controle interno é fundamental para a prestação dos serviços necessários pelo setor, os parlamentares se manifestaram favoráveis ao projeto de lei, que foi aprovado com quórum de onze votos a favor e apenas um contrário.

O vereador José Marcelo Alves Filgueira (PSC), que votou desfavoravelmente ao projeto, alegou que, em virtude do Decreto de Contingenciamento nº 1.768, expedido pelo chefe da administração municipal, Darci José Lermen, o presente projeto está inviabilizado. No decreto de 19 de julho deste ano, o prefeito suspendeu as contratações e criação de novos cargos, empregos ou funções.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)