Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Ex-chefe do ICMBio em Parauapebas receberá Título de Cidadão Honorário

Ex-chefe do ICMBio em Parauapebas receberá Título de Cidadão Honorário

Publicado em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

O Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2017 foi proposto pela vereadora Joelma de Moura Leite (PSD) e aprovado pelos demais parlamentares na sessão ordinária da última terça-feira (3). A proposição concede o Título de Cidadão Honorário a Frederico Drumond Martins, pelos “relevantes serviços ambientais” prestados no município de Parauapebas.

Frederico Martins atuou durante dez anos como chefe da Floresta Nacional (Flona) de Carajás, onde se destacou com a descoberta de ninhos de gavião real e participação no programa de conservação da espécie, através de seu monitoramento, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Tal envolvimento resultou na coautoria do livro “Harpia”, lançado em 2010. Ainda organizou um livro sobre a fauna de Carajás, desenvolveu estudos sobre vertebrados terrestres (que garantiu a difusão do conhecimento gerado na Flona para a sociedade) e dedicou apoio na criação do livro “Arara Azul”.

Frederico é graduado em ciências biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, ocupa a função de analista ambiental no ICMBio, em que desempenha a função de coordenador regional das unidades de conservação na CR 11, em Lagoa Santa (MG).

No período em que atuou em Parauapebas, dentro de um prisma ecologicamente correto, visando promover o equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação da natureza, Frederico prestou apoio ao projeto de extrativismo na Flona de Carajás, viabilizando, em parceria com a comunidade extrativista, a exploração sustentável de jaborandi e sementes nativas.

Participou ativamente, em parceria com a mineradora Vale e a Prefeitura de Parauapebas, das tratativas que resultaram na doação de madeira de supressão para o polo moveleiro da cidade, e ainda encampou esforços para abertura da Flona de Carajás para o turismo ecológico, com apoio na formação da Cooperativa de Ecoturismo (Cooperture), tendo como proposta ampliar a integração responsável entre homem e natureza. Manifestou apoio na abertura para visitação da Floresta Nacional de Carajás pela cidade de Canaã de Carajás, bem como na promoção de passeios ciclísticos na estrada Raimundo Mascarenhas.

Dentre a atuação de Frederico, destaca-se, ainda, a consulta pública e sua participação na criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, que garantiu uma área de savana metalófila livre de mineração, permitindo que as futuras gerações possam conhecer esse ecossistema.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Reprodução internet (AscomLeg)