Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Rafael Ribeiro sugere a criação de universidade municipal

Rafael Ribeiro sugere a criação de universidade municipal

Publicado em Domingo, 15 de Outubro de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

A implantação da Universidade Municipal de Parauapebas foi sugerida pelo vereador Rafael Ribeiro (PMDB), na sessão ordinária da última terça-feira (10).

Apresentada na Indicação nº 28/2017, a proposição pede ao Poder Executivo, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Planejamento (Seplan), elaboração de estudos técnicos para implantação da universidade.

O vereador apresentou em plenário dados do IBGE do ano de 2015, informando que naquele ano 11.313 alunos estavam cursando o Ensino Médio no município. A população considerada jovem, de 16 aos 29 anos, segundo dados do TSE, em 2016, ultrapassava 58 mil eleitores, perfazendo quase 35% do contingente populacional do município.

A única instituição pública de ensino superior regular a oferecer a oportunidade no município é a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A Uniffespa promove cursos apenas na modalidade intervalar. A UFPA ministra cursos como direito e engenharia civil e elétrica, adquiridos pela Prefeitura Municipal, por valores altos, beneficiando poucos jovens, que são compelidos a disputarem essas vagas com profissionais que, via de regra, já possuem mais de uma formação acadêmica.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) completa a rede pública de cursos de nível superior disponibilizada para o jovem de Parauapebas. Porém, o que tem ocorrido é uma invasão de faculdades privadas, com custos inacessíveis à maioria dos jovens.

A implantação da Universidade Municipal de Parauapebas, nesse contexto, se configura como alternativa importante para assegurar recursos públicos que venham a atender a demanda por cursos superiores para jovens.

O vereador contou exemplos vitoriosos como a Universidade Municipal de São José, em Santa Catarina, fruto de forte mobilização da sociedade local, cujos custos são reduzidíssimos e compartilhados com recursos oriundos da iniciativa privada, bem como a de Gurupi, no Estado do Tocantins, que são expressão de que o projeto é viável, cabendo ao Poder Executivo Municipal tomar a demanda como prioridade.

A Universidade Municipal de Parauapebas, sob o regime de fundação pública, é proposta integrante do plano de governo do prefeito Darci Lermen, além de ser uma nova matriz econômica para o município.

Compreendendo a necessidade de proporcionar maior qualificação aos jovens de nosso município, os vereadores aprovaram a indicação, que será encaminhada à administração municipal para análise de viabilidade financeira de implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)