Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadoras propõem implantação de política de educação alimentar e combate à obesidade nas escolas

Publicado em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

As vereadoras Eliene Soares (PMDB), Kelen Adriana (PTB) e Francisca Ciza (DEM) apresentaram a Indicação nº 314/2017, propondo ao prefeito Darci Lermen a criação de um projeto de lei que estabeleça diretrizes para a política municipal de educação alimentar escolar e combata à obesidade nas escolas municipais.

Entre as normas sugeridas para a política alimentar estão a promoção e a incorporação do direito à alimentação escolar adequada; acesso a alimentos orgânicos e naturais; fortalecimento das ações de vigilância sanitária; apoio à agricultura familiar; promoção da participação da sociedade civil; e orientação às crianças, adolescentes e à família sobre obesidade.

De acordo com as vereadoras, são ações com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, bem como estimular a prática de atividades físicas e incentivar o consumo de alimentos saudáveis, por meio do desenvolvimento de oficinas culinárias e o estímulo de práticas sustentáveis, dentre outros.

“O conhecimento, as atitudes, os comportamentos e as habilidades desenvolvidas por meio de aulas e informações no ambiente escolar, voltadas para a conscientização de hábitos alimentares saudáveis, trarão melhor qualidade de vida. Além disso, capacitarão crianças e jovens para fazerem escolhas corretas sobre comportamentos que promovam a saúde do indivíduo, família e comunidade”, argumentaram Eliene, Kelen e Francisca na justificativa da proposição.

As vereadoras destacaram ainda que é obrigação do município, com a cooperação técnica e financeira da união e do Estado, manter programas de proteção, defesa da saúde e dar prioridade absoluta para o desenvolvimento na infância.

A Indicação nº 314/2017 foi aprovada e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza (Ascomleg)