Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Francisca Ciza quer sala de estabilização médica para zona rural

Francisca Ciza quer sala de estabilização médica para zona rural

Publicado em Domingo, 01 de Abril de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

A vereadora Francisca Ciza Pinheiro Martins (DEM) solicitou ao Poder Executivo que encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei versando sobre a implantação de uma sala de estabilização 24 horas, componente da rede de atenção às urgências na zona rural, mais especificamente no Bairro Palmares Sul.

Por se tratar de uma área distante da unidade hospitalar mais próxima e, em especial, buscando atender às situações de urgência e emergência em tempo hábil por profissionais qualificados, a vereadora apresentou o pedido na Indicação nº 82/2018, para, assim, atender adequadamente às situações de risco.

Vereadora Francisca Ciza durante a sessão ordinária

As salas de estabilização têm capacidade de prestar atendimento a pacientes agudos, em estado grave ou crítico. O intuito é que a sala atenda a zona rural do município, que atualmente possui aproximadamente vinte e mil habitantes, uma população constituída por assentados, pequenos agricultores, quilombolas, indígenas, ciganos e de fronteira (contestado), possuindo, por vezes, dificuldade de acesso desta população aos serviços de urgência e emergência.

Por compreenderem a importância de uma sala de estabilização para a prestação de serviços de saúde na zona rural, os vereadores aprovaram a indicação, que será encaminhada à administração municipal para possível implementação.

Texto: Josiane Quintino | Revisão: Waldir Silva | Foto: Anderson Souza (AscomLeg)